Infecção no ouvido, quando devo me preocupar?

A otite é uma inflamação em alguma parte do ouvido. Pode ser externa, quando afeta a primeira porção do órgão auditivo, que compreende a orelha propriamente dita, o meato acústico externo e a membrana timpânica, ou média, quando envolve a chamada orelha média, uma cavidade preenchida por ar, ligada à porção interna do ouvido – o labirinto –, na qual também existe um canal de comunicação com a parte superior da faringe, logo atrás do nariz, chamado de tuba auditiva.

Essa inflamação, geralmente decorrente de uma infecção, pode ocorrer em qualquer idade, com predileção por crianças entre 6 e 36 meses de idade, sendo um problema de saúde corriqueiro e no geral, de fácil tratamento.

Na otite média, os principais sinais clínicos com frequência aparecem no decorrer de uma gripe e incluem dor de intensidade variada, redução da audição, inquietude, perda de apetite e geralmente são acompanhados de febre, podendo haver eliminação de secreção pela orelha. As crianças pequenas também manifestam eventualmente vômitos e diarréia. Já na otite externa, costuma haver dor severa, às vezes precedida de coceira, e abafamento do som. Nesta, não há febre nem história de quadro viral e ter freqüentado mar e/ou piscina é um fato corriqueiro. Independentemente da porção afetada, a otite decorre de infecção por fungos, vírus e bactérias. Na otite externa, esses microrganismos alcançam a orelha por meio de lesões locais ao usar cotonetes e ao coçar a região, assim como pelo contato com água contaminada, do mar ou de piscinas, e pela introdução de corpos estranhos no ouvido.

O diagnóstico é clínico através da anamnese e otoscopia. E o tratamento da otite externa costuma ser somente com tópicos locais, analgesia e anti-inflamatórios. Já para otite média o tratamento deve ser feito também com uso de antibióticos orais.

Dra Fernanda Soler
Pediatra e Diretora Técnica
CRM161288/ RQE 62580

#clinicasoped #otitemedia #otiteexterna #otite #otorrino #audicao #dornoouvido

Equipe SoPed